Parafusadeira Bosch GSR 1000 Smart de 12 v


Essa máquina é a princesinha dos olhos da Bosch porque está vendendo muito em razão de possuir bateria de íons de lítio de 12 Vmax e, se levarmos em conta que é de uma grande marca (Bosch), pode ser considerada como relativamente barata.

Vejamos as características dessas máquina:

1) bateria de íons de lítio
Essa é a tecnologia mais atual, mais moderna em termos de bateria para ferramentas. As baterias de íons de lítio tem como vantagem em relação às tecnologias anteriores:
a)             tamanho menor
b)             tempo de carga menor
c)              vida útil maior (3.000 ciclos de carga)
d)             Elas não viciam, ou seja, não possuem o chamado efeito memória,

Uma observação importante: não é legal deixar a carga das baterias de íons de lítio acabar por completo!

2) Bateria integrada
E a primeira coisa que vem na cabeça do consumidor é: se por um acaso der um problema na bateria ou acabar a vida útil dela? A Bosch informa que é possível a troca em assistência técnica e o preço é bem acessível.
Por ser integrada, se a carga acabar, você vai levar a ferramenta toda para carregar. E ela possui um sistema que quando o carregador é conectado, impede o funcionamento da parafusadeira. Então nem adianta pensar que se por ventura acabar durante o serviço, vocês poderão conectar na tomada e continuar o serviço. Negativo. Isso não é legal para a bateria. E é por isso que ela impede essa gambiarra
E esse período de carga é de 1h (tempo máximo), conforme o manual.

3) indicador de carga na bateria e led de iluminação
A máquina possui um indicador de carga que é feito por três luzes de LED. A Bosch informa que com uma carga é possível fazer 600 parafusamentos com parafuso de 3.5 por 35 mm em madeira macia.
Além disso, possui um LED para iluminar a região que estamos trabalhando, que é ligado quando apertamos no gatilho.

4) bateria com 12V Max conforme o site brasileiro da Bosch
Permitam me explicar o que é esse 12 V max.  As baterias de ions de litio são multiplos de 3,6 V, logo o que teriamos seria 10,8 V  14,4 v.
Acontece que os concorrentes começaram a  dizer que tinham parafusadeiras com 12 V Max, que é a tensão dela no vazio que chega perto de 12 v, mas ao colocar para trabalhar, cai para 10,8 v, que é a indicação correta.
E nos sites internacionais da Bosch, este produto tem 10,8 V (que é a indicação correta).

5) Torque de 15Nm em materiais macios e de 6 Nm em materiais duros
Ela não é uma máquina voltada para o segmento indrustrial. Ela foi desenvolvida pensando em montadores de móveis, eletricistas, pintores ou bricoleiros... são, portanto, trabalhos mais leves, normalmente de reparo e manutenção
Ela não possui regulagem de torque, o que limita o uso dela. Mas considerando seu foco principal para montadores e instaladores, o torque em si é suficiente, desde que não use parafusos grandes.

6) Velocidade variável no gatilho que vai de zero até 700 rpm (sem carga)

7) Por ser uma máquina smart permite o uso em locais de dificil acesso
locais estreitos e de difícil acesso por ser compacta e leve

8) Pesa apenas 0,9kg


9) Mandril de troca rápida com capacidade de até 6mm

Dê uma olhada no nosso vídeo review postado no youtube!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei dessa parafusadeira, não possuir bateria removível vai fazer você perder a ferramenta caso a bateria tenha algum problema, como vazar ou explodir, devido a problema em uso ou recarga. Outro ponto contra é a necessidade de esperar 1h para continuar o trabalho depois que ficar sem carga, que seria resolvido com uma bateria extra.

    Ano passado você fez um post falando sobre como escolher furadeiras. Se você aceitar sugestões, poderia fazer um vídeo falando sobre furadeiras (e parafusadeiras) movidas a bateria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação ao primeiro ponto levantado, os técnicos da Bosch informam que uma bateria nova teria um preço acessível que variaria de R$50 a R$85 a depender da região do Brasil. Mas ai não tenho como confirmar isso

      Em relação ao segundo ponto, eu já havia relatado sobre a necessidade de esperar carregar:
      "Por ser integrada, se a carga acabar, você vai levar a ferramenta toda para carregar. E ela possui um sistema que quando o carregador é conectado, impede o funcionamento da parafusadeira. Então nem adianta pensar que se por ventura acabar durante o serviço, vocês poderão conectar na tomada e continuar o serviço. Negativo."

      Claro que aceito sugestões. Estou aqui pra fazer tópicos interessantes pra vocês. Não faria muita diferença do que tem naquele tópico. O que mudaria era basicamente explicar a diferença dos sistemas de baterias. E eu já tinha planos de fazer isso mesmo. Mas eu mesmo não tenho nenhuma ferramenta a bateria. Essas dos vídeos foram emprestadas pela loja.
      Mas vamos ver quando aparece uma oportunidade
      obrigado por visitar e pela sugestão e grande abraço

      Excluir
  3. Boa Noite
    Por quanto tempo tenho que deixar carregando na 1° carga, para que tenha 100% de sua carga, detalhe carregando na tensão 110v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Só carreguei essa que foi usada no vídeo uma vez (era da loja), estava sem carga e demorou entre 30 e 45 min. Ela vai indicar quando a carga for completa, conforme no manual.
      Não é necessário deixar alem do momento em que houver a carga total. Antigamente o pessoal falava pra carregar o celular pela primeira vez por 12h ou 24h. Mas aquelas eram baterias com tecnologia bem antiga de níquel de cadmio.
      Esses carrregadores atuais da Bosch param de enviar energia para a bateria após carregada, vc vê que elas não ficam quentes após deixar 10h la carregando (q nao precisa, repita-se).
      Em suma, deixe carregando ate quando as luzes do carregador indicarem a carga completa
      e eu não tenho energia de 110 v pq toda a rede na minha cidade é monofásica de 220 v (só transformador para deixar em 110 v)[
      abraço

      Excluir
  4. Tenho uma mais não carrega fica piscando os Leds e não carrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verifique se está na garantia e procure uma assistência técnica da marca. Caso não tenha na sua cidade, a marca deve se responsabilizar por coletar ou enviar o frete pra vc.
      abraço e feliz 2018.

      Excluir
  5. Tenho uma mais não carrega fica piscando os Leds e não carrega

    ResponderExcluir
  6. Comigo aconteceu a mesma coisa. Carreguei apenas duas vezes e agora as três luzes ficam piscando e não carrega.

    ResponderExcluir
  7. Preciso saber o pq as 3 luzes da bateria ficam piscando quando aperto o gatinho e não está funcionado

    ResponderExcluir

Postar um comentário