Como colar corretamente

Já fizemos uma postagem sobre "tipos de cola usadas para madeira", vamos, agora, dar continuidade falando sobre o processo de colagem.
Este processo envolve quatro etapas, a saber:
1)    Preparação das peças a serem coladas
2)    Aplicação da cola
3)    Prensa
4)    Limpeza/acabamento

Preparação das peças a serem coladas
Para colar duas peças não basta chegar lá, meter um monte de cola e achar que isso resolve.
A primeira coisa que deve ser feita é a preparação das peças a serem coladas, e isso pode ser feito:
- deixando as peças o mais retas possíveis
- remover sujeita (pó ou, caso sejam peças descoladas para serviços, a cola anterior)

Aplicação da cola
Quanto a aplicação da cola, não é necessário jogar muita cola, ao contrário, uma camada fina da cola é o ideal. Mas tudo na sua devida proporção, não seja ser miserável demais com a cola.
Outro ponto é saber usar a cola adequada para o trabalho e para o que vamos fazer (clique aqui para acessar o tópico sobre o assunto tipos de cola). Para tanto leia o tópico 5.1. E lembre-se do tempo de manipulação para cada cola

Prensa
Após passar a cola e juntar as peças, você deverá prensá-las para que fiquem firmemente juntas durante o período necessário para a cura da cola. Ocorre que certas colas demoram pouco tempo para secar, como as instantâneas, e nesse caso, você costuma fazer a prensa com as mãos ou dedos. Mas nas colas que necessitam de 12 ou 24h, você precisará usar ferramentas manuais, como grampo sargento ou câmara de pneu, por exemplo.
Lembre-se que ao pressionar as peças que estão com cola PVA ou de proteína animal com estas ferramentas, elas irão deslizar e, por conta disso, costuma-se utilizar pregos para auxiliar a manterás peças no lugar.
Lembre-se que esses pregos são colocados com o auxílio de pré-furo no tamanho deles. Esses pré-furos são feitos com a furadeira e se você não tem a broca na espessura exata, simplesmente quebre a cabeça do prego (pequeno e fino) e coloque na furadeira e use a rotação máxima. Lembre-se que basta perfurar um pouco, o necessário para não escorregar.

Limpeza/acabamento
A limpeza é feita basicamente em todas as etapas. Lembre-se que a qualidade do acabamento é crucial para impressionar seu cliente ou, pelo menos para não afastá-lo.
Você limpa a madeira para poder aplicar cola. Quando você aplica a cola, e percebe que exagerou na quantidade, já pode tirar o excesso para evitar de transbordar.
Após a prensa, é comum a cola sair um pouco. Nesse caso, não tente limpar a cola Titebond de imediato, sob pena de fazer uma sujeira maior ainda. Espere 5 min, que é o tempo que a cola já está secando na camada mais externa e que vai ser mais fácil limpar.

E após seca, basta usar um pano molhada na cola Titebond e esfregar. Se for cola coqueiro, você usa um pano com água morna para limpeza.

Aproveite para ler nossa postagem sobre "tipos de cola".

Comentários