Review fresas para tupia: BR Tools, Amana,Yonico




AMANA TOOLS
A marca Amana, sem qualquer dúvida, está no rol das melhores fresas do mundo juntamente com Whiteside, Freud, CMT... Ao usar as minhas, não sinto rebotes, mesmo sendo de haste de 12 mm. Já usei diversas vezes em madeira maciça e nunca perdeu o fio da lâmina.






YONICO
Proveniente dos EUA, chegaram muito rapidamente e ao utilizar no maple, não queimou nem a madeira e nem a fresa. Foram aprovadas, resta ver a durabilidade do fio, que até o momento parece intacto. Alguns consideram as fresas de melhor "custo x benefício".
Durante o uso, uma das minhas fresas com rolamento perdeu o parafuso e causou muita instabilidade na minha RT0700C e danificou meu gabarito (cortado a laser). O pior problema é a falta de resposta por parte da empresa vendedora (precisionbits). Fiz reclamação pelo paypal e aceitaram me devolver o valor e disseram que responderam meus dois e-mails e lamentavam que a resposta não havia chegado.
De uma olhada neste vídeo review das fresas do youtuber WoodWorkWeb



BR TOOLS
Comprei kit porque vinha com 3 fresas que eu necessitava (no fim uma terminou não servindo).
Usando em mdf, se saem bem. Entretanto, ao utilizar em uma peça de madeira maciça dura (maple, em português bordo) terminou queimando a fresa, na terceira passada que dei (aprofundando de 3 em 3 mm por passada). Além de queimar a madeira também.
Usei duas delas em Marupá (madeira maciça mole) e novamente queimando a madeira. Não adiantou uma mudança de r.p.m. da máquina e nem mudança na velocidade de paçada.
Então, independente do preço, não recomendo fresas BR Tools, visto que já queimaram no primeiro uso e queimam a madeira em todos os usos que fiz



obs: sempre use EPI's e lembre-se que essas peças podem quebrar ou soltar pequenos pedaços.

obs: sempre limite o r.p.m. de acordo com a recomendação dos fabricantes (da tupia e da fresa). Na verdade há um intervalo máximo e mínimo que aquela fresa ou que o fabricante da tupia recomenda de acordo com o diâmetro de corte da fresa. Ai você busca o meio termo que se encaixa nos dois intervalos.

obs: para evitar queimar a madeira, deve-se utilizar fresas bem afiadas, na rotação adequada e controlar a velocidade de deslocamento da máquina (nem muito devagar e nem muito rápido).

Comentários